segunda-feira, 6 de junho de 2011

Jornalista é autor

Em novembro de 2000 foi criada a Associação Brasileira de Direitos Autorais dos Jornalistas - Apijor. A iniciativa foi do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e desde o início contou com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e de todos os Congressos Nacionais dos Jornalistas desde o de Salvador, em agosto de 2000, quando a proposta foi debatida.

A entidade, cujo nome oficial é Associação Brasileira da Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais, mantém convênios com os principais sindicatos de jornalistas do país, que tem seus direitos autorais resguardados pela Apijor.


Serviços prestados pela Apijor:



  • Divulgação da existência dos direitos autorais.


  • Em janeiro de 2009 a Apijor criou o Portal do Autor, uma comunidade virtual na Internet para congregar os jornalistas e demais interessados na disseminação da cultura do respeito aos direitos autorais;Manutenção de um boletim diário com informações sobre Direitos Autorais dos jornalistas e temas ligados à comunicação.


  • Ações na Justiça em defesa dos(as) jornalistas associados às entidades conveniadas ou filiados diretamente à Apijor que tenham seus direitos de autor(a) desrespeitados.


  • Atendimento para o esclarecimento de dúvidas: um dos serviços mais utilizados pelos jornalistas é o atendimento telefônico ou presencial, tirando dúvidas e solicitando orientações em situação em que os autores sejam prejudicados em seus direitos.


  • Modelos de contratos e orientações para o correto preenchimento: Ao sugerir aos seus associados e aos interessados em geral um modelo de contrato para o licenciamento de obras jornalísticas, a Apijor contribui para ampliar a segurança jurídica no meio. Os modelos de contrato são totalmente baseados na legislação e garantem tanto os direitos autorais dos jornalistas quanto a segurança de quem contrata as obras.

    http://www.portaldoautor.org.br/


    Fonte: Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário